TGS Inicia programa de Investigação Geotécnica do Terminal e Gasoduto Submarino.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

             Em razão do compromisso e da transparência que, habitualmente, norteiam o relacionamento do Terminal Gás Sul (TGS) junto aos moradores de São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva, a empresa esclarece que iniciou os estudos de investigação geotécnica para caracterização do solo da parte marítima do Projeto.

Mapa Constante da Comunicação à DelSFSul

            Como parte do processo legal para obtenção da Licença de Instalação Ambiental (LAI), os trabalhos foram devidamente comunicados à Marinha do Brasil, via DelSFSul, e Aviso Aos Navegantes programado e noticiado, conforme planejamento.

Mapa com as posições georreferenciadas e comunicadas à DelSFSul

            O estudo começou em agosto de 2019, depois de um criterioso processo de seleção das empresas responsáveis para a realização do complexo programa de investigação geotécnica. As empresas Sub Marine Serviços, de São Francisco do Sul – SC, Geoforma, de Joiville – SC e Geosub – RJ foram cuidadosamente escolhidas para iniciar os estudos de determinação do solo onde serão instalados o sistema de atracação e amarração do TGS, a plataforma de exportação do gás natural e o gasoduto submarino.     

Montagem e Mobilização da Plataforma Elevada para Sondagem Mista (rotativa) do Solo na área do TGS

            A estrutura suspensa, chamada de “elevatória”, e que tem sido avistada na região do Sumidouro desde o início do mês de novembro é parte fundamental da complexa análise a ser feita pelas empresas selecionadas para o trabalho. O objetivo é validar ou ajustar o método construtivo mais adequado, garantindo, assim, não só a implantação e operação segura do TGS, mas o menor impacto durante a construção do Terminal e instalação de seu gasoduto.      

Plataforma Flutuante para Sondagem SPT no traçado do Gasoduto TGS

            Vale ressaltar que antes de ser iniciado cada dia de serviço, as devidas comunicações são feitas à praticagem e à Autoridade Portuária, dando alertas quanto às atividades que estão sendo realizadas pela equipe de campo. De igual modo, um comunicado oficial foi feito à Transpetro, que acompanhou as ações de sondagem no traçado do gasoduto, com o uso de drones.  

Apoio Marítimo da Sub Marine – Foto tirada da embarcação HidroSub II

A Golar Power, por meio do empreendimento Terminal Gás Sul (TGS), segue absolutamente focada na obtenção das devidas licenças ambientais LAI e LAO e no interesse de sempre investir em projetos que levem desenvolvimento social, ambiental e econômico para o estado de Santa Catarina, para a região Sul e para todo o país. Por fim, a empresa se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos referentes à operação do programa de investigação geotécnica através de seu e-mail de comunicação: contato@terminalgassul.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu comentário:

Seu nome: