Retrospectiva socioambiental do Terminal Gás Sul em 2025

Um novo ano está começando, mas não podemos deixar de relembrar os impactos positivos que a New Fortress Energy (NFE), por meio da operação do Terminal Gás Sul (TGS), proporcionou à comunidade de São Francisco do Sul e região ao longo de 2025.

Além de contribuir para a transição energética do Brasil por meio da distribuição de gás natural, uma fonte de energia mais limpa e eficiente em comparação a outros combustíveis fósseis, o TGS desenvolveu uma série de ações socioambientais.

Em 2025, impulsionamos iniciativas voltadas à preservação ambiental, educação, engajamento comunitário, valorização da cultura local, entre outras práticas que reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Conheça algumas delas!

Educação ambiental e relacionamento com comunidades
Durante o ano passado, o TGS promoveu ações de conscientização sobre a conservação do meio ambiente em escolas, ONGs e grupos comunitários de São Francisco do Sul para fortalecer a cultura de sustentabilidade, especialmente, entre crianças e adolescentes.

As atividades, com foco na preservação da natureza e no uso consciente dos recursos naturais, incluíram rodas de conversa, dinâmicas participativas e iniciativas voltadas à escolha de um mascote educativo para o Terminal Gás Sul, a guará Cora, ave símbolo da região.

Mais de 300 estudantes e moradores participaram das ações, ampliando o seu conhecimento sobre os impactos dos resíduos, a importância da biodiversidade marinha e práticas cotidianas para reduzir danos ao meio ambiente.

35ª Festilha de São Francisco do Sul
A New Fortress Energy foi uma das patrocinadoras da principal festividade do município de São Francisco do Sul, a Festilha, reforçando os laços do Terminal Gás Sul com a comunidade local e as tradições culturais da região.

Por meio de um estande montado no evento, a empresa permitiu a moradores e turistas conhecerem mais sobre ações ambientais, sociais e educativas realizadas durante o ano, assim como interagir com atividades lúdicas e receber materiais informativos.

Foram distribuídos brindes sustentáveis, como ecobags e folders informativos, tendo o espaço recebido centenas de pessoas ao longo da festa, criando um ambiente de troca, conversa e sensibilização sobre temas de suma importância para a população local.

Durante a Festilha, também foi anunciado o mascote do Terminal Gás Sul. A escolha contou com a participação ativa do público, que registrou mais de 2.000 votos, reforçando o engajamento da comunidade com a iniciativa.

Monitoramento ambiental
Em 2025, o TGS executou o programa de monitoramento ambiental, consolidando um importante mecanismo de levantamento da biodiversidade da região da Baía da Babitonga e de São Francisco do Sul.

Com uma equipe formada por biólogos, oceanógrafos, engenheiros, técnicos ambientais e pesquisadores parceiros, foram mapeadas mais de 49 espécies, entre aves, peixes, crustáceos, mamíferos e espécies vegetais nativas.

O levantamento incluiu identificação, registro fotográfico, análise comportamental, áreas de ocorrência e condições do habitat desses animais. Além disso, permitiu o controle de indicadores de qualidade ambiental, garantindo a segurança e a sustentabilidade da nossa operação.

Limpeza do litoral
A NFE, por meio do Terminal Gás Sul, participou, mais uma vez, do Mutirão de Limpeza das Praias de São Francisco do Sul, ação que mobilizou seus colaboradores, voluntários da comunidade, parceiros locais e a empresa Transpetro, organizadora do evento.

Ao longo de um dia de atividades, foram recolhidas mais de 550 kg de resíduos ao longo da faixa de areia e áreas de restinga do município. Plásticos, vidros, papéis, redes abandonadas, pequenos detritos, entre outros objetos foram removidos.

A iniciativa contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, que também receberam orientações sobre descarte adequado de materiais, impacto dos resíduos na biodiversidade marinha e boas práticas para manter o litoral limpo.

A retrospectiva do ano mostra que sustentabilidade se faz com continuidade, diálogo e participação ativa da comunidade.

Que venha 2026 com ainda mais ações coletivas, energia positiva, resultados positivos e cuidado com aquilo que nos conecta: o meio ambiente e a vida em comunidade.

Rolar para cima