Empresa NFE é autorizada a comercializar gás natural liquefeito em SC

O projeto de instalação do terminal de gás natural liquefeito na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, denominado Terminal de Gás Sul (TGS), teve mais um avanço nesta terça-feira. A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) autorizou a multinacional americana New Fortress Energy, a NFE, a atuar como comercializadora de gás natural no Estado. É a oitava companhia a receber essa autorização, além da distribuidora SCGás, que tem a concessão. 

A empresa está com obras avançadas na instalação do TGS, que deve concluído e ficar pronto para entrar em operação em meados do mês de abril do próximo ano. A NFE adquiriu o projeto da multinacional norueguesa Golar Power Latam.

Primeiro terminal de regaseificação da Região Sul e orçado em US$ 70 milhões, o TGS vai fornecer 15 milhões de metros cúbicos por dia. Atualmente, SC enfrenta falta de gás natural porque está usando mais do que os 2,1 milhões de metros cúbicos que adquire do gasoduto Brasil-Bolívia, o Gasbol. O Estado poderá consumir 7 milhões de metros cúbicos incluindo uma usina térmica em Garuva.

O presidente da Aresc, João Carlos Grando, destaca que a agência já regulamentou, pela Resolução nº 135, a figura do consumidor livre, que pode comprar gás natural de comercializadores, não se limitando à SCGás. Segundo ele, a comercialização de gás natural abre novos mercados e fomenta a competitividade. O setor de energia já conta com a opção do consumidor livre no país.

Além da NFE, também estão autorizadas a comercializar gás natural em SC as empresas Blueshift, Comerc Gás, Compass, Gás Bridge, ECOM Comercializadora e Trafigura do Brasil.

Fonte: NSC Total

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu comentário:

Seu nome: