Gás Natural

Fonte de energia limpa, esse combustível ganha cada vez mais importância no setor industrial brasileiro, com destaque para seu uso na geração de energia em usinas termoelétricas.

Além de ser mais seguro para o meio ambiente em relação ao petróleo e carvão mineral, o Gás Natural é mais leve que o ar, o que significa que ele se dissipa rapidamente na atmosfera, não representando risco à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.

Segurança Energética

O Gás Natural é o principal combustível de transição para uma matriz energética de baixo carbono. O Brasil ainda não possui produção suficiente deste combustível para atender ao mercado, por isso precisamos comprar Gás Natural da Bolívia e GNL de outros países. 

A importância da implantação do TGS na Baía Babitonga é a garantia da segurança energética na região Sul do País. A oferta de gás natural é fundamental para geração de energia, para o consumo doméstico e para o fomento das indústrias locais, como a de cerâmica, metalmecânica e vidro. 

Com a capacidade de produção de 15 milhões de m³ por dia, o TGS poderá aumentar a entrega de Gás Natural em 50% em todo o Trecho Sul atendido pelo GASBOL (PR – SC – RS).

GNL

Gás Natural liquefeito (GNL – em inglês referido pela sigla LNG, de liquified natural gas) é o gás natural que, após purificado, é condensado ao estado líquido por meio da redução da sua temperatura a -163 graus Celsius sob pressão atmosférica.

O gás natural passa por este processo de liquefação para facilitar seu transporte para longas distâncias, já que no estado líquido seu volume é reduzido em 600 vezes.

O suprimento de GNL para o TGS poderá ser feito por diversas fontes ao redor do mundo, como Estados Unidos, África, Qatar e Austrália. Essa diversificação proporcionará maior segurança no abastecimento de Gás Natural à região Sul do Brasil.